Por: Larissa Souza
Dentro da esfera da segurança do paciente, as quedas podem se tornar uma barreira significativa para que o hospital seja percebido como um ambiente favorável à promoção da saúde. Estas podem ser responsáveis por causar atrasos na recuperação, levando a longos períodos de imobilidade e desconforto desnecessários.
Tais eventos são preocupantes para o sistema de saúde, pois compõem uma das maiores categorias de incidentes em pacientes internados. O risco de quedas deriva da própria condição de recuperação da saúde, à mudança de ambiente ou mesmo à terapia medicamentosa adotada. As pessoas em tratamento apresentam risco considerável de queda, devido aos fatores ambientais inerentes ao hospital, como o quarto não familiar, a disposição da mobília e dos equipamentos e a altura da cama.
Nesse sentido, o Ministério da Saúde define queda como deslocamento não intencional do corpo para um nível inferior à posição inicial, provocado por circunstâncias multifatoriais, resultando ou não em dano. Considera-se queda quando o paciente é encontrado no chão ou quando, durante o deslocamento, necessita de amparo, ainda que não chegue ao chão.
Sendo assim, instituiu-se o Protocolo de Prevenção de Quedas a fim de reduzir a ocorrência destes incidentes através da implantação de medidas que consideram a avaliação de risco do paciente, garantam o cuidado multiprofissional e promovem a educação do paciente, familiares e profissionais.
A queda não deve ser negligenciada, pois, ao se reduzir sua ocorrência, diminui-se o risco de lesões e de danos diretos e indiretos ao paciente. Os profissionais de saúde devem, então, ser orientados quanto à sua prevenção, com vistas a educar o indivíduo e a família sobre sua ocorrência. Deste modo, espera-se obter o controle dos possíveis fatores predisponentes.
Referências :
VITOR, Allyne Fortes. Revisão do Resultado de Enfermagem comportamento de prevenção de quedas: análise de conceito e validação por especialistas. 2010. Disponível em:http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2062
Ministério da Saúde. Protocolo de Prevenção de Quedas. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2014/julho/02/Protocolo---Preven----o-de-Quedas

Nenhum comentário:
Postar um comentário