quarta-feira, 7 de novembro de 2018

GPESEG Explica! – A segurança do paciente na inserção e manutenção do acesso venoso periférico

Por: Lucy Ana Migueres

O acesso venoso periférico é um dos procedimentos mais realizados da assistência ao paciente. A segurança nesse processo deve ser garantida para que não haja danos ao paciente, ou ainda que estes sejam reduzidos de forma potencial. No Brasil a Agência Nacional de Vigilância Sanitária estabelece algumas recomendações e normas para esse procedimento. O documento elaborado se intitula “Medidas de Prevenção de Infecção Relacionadas a Saúde”, sendo lançado no ano de 2017.
As infecções relacionada à saúde (IRAS) são provenientes a eventos adversos oriundos da assistência prestada nos serviços de saúde. Essas infecções podem aumentar potencialmente os custos no cuidado de um paciente. O acesso venoso periférico por ser um dos procedimentos mais realizados na assistência ao paciente, também é uma fonte em potencial para o acometimento de IRAS ao paciente. As medidas previstas no protocolo da ANVISA, tem como objetivo principal nortear o manejo seguro do cateter venoso periférico, deste a sua inserção até sua retirada. Inicia-se como a necessidade de uma higiene das mãos adequada, com base em técnica descrita pela própria Anvisa. Segue pela necessidade de escolha do sítio de inserção, preparo da pele, estabilização do cateter, coberturas, técnicas de flushing e manutenção do cateter, cuidados com o sítio de inserção e por mim a retirada do cateter. No que tange a manutenção do cateter propriamente, ainda devemos lançar mão do uso de escala de avaliação de flebite proposto pela Infusion Nursing Society.  Sendo assim ressaltamos a importância do profissional da enfermagem no conhecimento das recomendações que o protocolo trás quanto a inserção do acesso venoso periférico.
Referências
Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde/Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Brasília: Anvisa, 2017. Disponível em: < http://biblioteca.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2017/08/Medidas-de-Preven%C3%A7%C3%A3o-de-Infec%C3%A7%C3%A3o-Relacionada-%C3%A0-Assist%C3%AAncia-%C3%A0-Sa%C3%BAde.pdf> Acesso em: 25 de out de 2018.
POTTER, P. A. & PERRY, A. G. Fundamentos de Enfermagem. 8a Edição. Rio de Janeiro: Elsevier; 2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário