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Por: Giovanna Calispto de Rezende. Acadêmica de Enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery. Membro do Grupo de Pesquisa e Extensão em Segurança e Sustentabilidade em Saúde - GPESEG. |
Você
já deve ter ouvido falar em técnicas de passagem de plantão, técnica SBAR, Read
Back, entre outras. Essas são ferramentas usadas para melhorar e padronizar a
transição do cuidado, que é uma das etapas do processo de cuidar.O termo
Transição do cuidado, apesar de não existir um conceito global, é usado para
descrever qualquer momento do processo de cuidado em que haja transferência de
responsabilidade sobre determinado paciente entre profissionais, unidades ou
níveis de saúde, não implicando na retirada total de responsabilidade do
profissional que está compartilhando o cuidado sobre o cliente. Esse conceito
se refere a vários pontos dentro do serviço onde o paciente se move, seja ele
entre unidades, setores ou entre pessoas, e diz respeito inclusive à
transferência do hospital para casa, onde a responsabilidade é transferida para
o próprio paciente, que será o autor do seu próprio cuidado. A Sociedade
Americana de Geriatria, por exemplo, define que a transição do cuidado é um
conjunto de ações que objetivam garantir a coordenação e continuidade do
cuidado quando os pacientes se transferem entre diferentes locais ou serviços
de saúde.3
Tendo
em vista a finalidade de continuar o cuidado com qualidade, deve-se ter em
mente que o estabelecimento de comunicação efetiva durante o processo de
transição é crucial para se obter êxito e garantir a segurança em saúde. Estratégias
existem para facilitar esse processo e um desafio durante as transferências é
identificar métodos adequados para que diminua a perda de informação e dados
clínicos importantes, já que a falta de comunicação dentro do serviço fala a
favor de atenuação dos problemas. Para ilustrar a relevância desse tópico, o
Ministério da Saúde elaborou um cartaz sobre as metas de segurança do paciente
e destacou como meta 2: Melhorar a comunicação efetiva.
Desse
modo, devemos lançar mão de estratégias e ferramentas que se adaptem a
realidade de cada unidade ou setor para que haja declínio em níveis aceitáveis
de eventos adversos e, não menos importante, valorizar a educação em saúde,
incorporando o conteúdo de segurança do paciente para que os profissionais
tenham uma postura diferente nesse quesito.
Referências:
1 ALVES M, MELO CL. Transferência de cuidado na
perspectiva de profissionais de Enfermagem de um pronto-socorro. REME – Rev Min
Enferm. 2019.
2 BARCELLOS, G.B. Comunicação entre os profissionais
de saúde e a segurança do paciente. In: SOUSA, P.; MENDES, W. (Org.). Segurança
do Paciente: criando organizações de saúde seguras. Rio de Janeiro:
EditoraFiocruz, 2014. p: 139 – 155.
3Transitions of Care: Technical Series on Safer Primary Care. Geneva: World
Health Organization; 2016.
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